Numa edificação, as janelas têm como objetivo principal permitir a troca de ar, a entrada de iluminação natural e permitir a visualização do exterior.
Persianas são um elemento decorativo muito importante utilizados em janelas ou portas: Confira algumas de suas principais funções:
- Elas têm o papel de vedar a entrada de luz, bem como controla-la parcialmente quando desejado. Lâminas horizontais, verticais, faixas de tecido opacas e translúcidas filtram a luz solar e permitem esse controle de abertura.
- Além da proteção solar, também equilibram a temperatura interna do ambiente, pois podem bloquear a entrada indesejada de calor no verão e manter o aquecimento em dias de clima frio evitando perdas de radiação. Isso também acaba economizando energia e gastos com ar condicionado e aquecedores.
- Alguns modelos de persianas também cumprem o papel de isolamento acústico, ou redução de ruídos externos. Pode ser uma solução rápida e prática.
- Outra funcionalidade das persianas é que elas podem destacar as esquadrias bonitas e imponentes ou então esconder a vista das janelas não muito bem acabadas.
- Outra razão para sua aplicação, consiste na preservação da privacidade. Não tem nada mais incômodo do que falta de privacidade, olhares indiscretos, principalmente em ambientes como quartos, closets e banheiros.
- E é claro, persianas são importantes complementos decorativos e valorizam qualquer estilo de decoração. Tecidos trabalhados podem trazer muito aconchego em quartos ou salas que requerem um conforto especial; lâminas de madeira dão elegância e sofisticação em ambientes românticos, rústicos ou modernos. E assim, para qualquer projeto tem algum material e tipo de persiana que vai encaixar e se adequar perfeitamente.
0 comentários